quarta-feira, abril 30, 2025
Cidade

Prefeitura Municipal de Carmo do Cajuru

A frenotomia é realizada pela primeira vez pela rede publica de saúde em Cajuru em recém-nascido

No início de março foi realizado um procedimento inédito em Carmo do Cajuru pelo Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. A frenotomia foi realizada em um recém nascido de apenas seis dias de vida.

De acordo com a cirurgiã dentista, Letícia Nogueira da Silva, esse procedimento é simples e mesmo estando dentro do Programa Nacional Brasil Sorridente, nunca havia sido realizado na cidade.  O procedimento visa melhorar a qualidade de vida do bebê, promovendo uma amamentação materna mais eficiente e saudável.

Para realizar esse procedimento com o menor stress possível para o bebê, a cirurgiã dentista utilizou a técnica do colo que deixa o recém-nascido mais confortável e também permite a proximidade dos pais. Com essa técnica o bebê fica mais seguro para que o procedimento seja realizado com sucesso.

A realização desse procedimento é indicado para corrigir a frênulo-linguar curto, uma condição que pode dificultar a amamentação, provocando desconforto para a mãe e dificultando a pega correta do bebê ao se alimentar.

“Com a realização desse procedimento, conseguimos proporcionar ao recém-nascido uma melhora significativa no processo de amamentação, favorecendo o vínculo afetivo entre mãe e filho e contribuindo para o desenvolvimento saudável da criança”, destaca Letícia Nogueira.

Além disso, a intervenção precoce minimiza os riscos de problemas alimentares e ajuda a evitar complicações futuras relacionadas à alimentação. “Esse é mais um passo importante em direção à melhoria da saúde infantil em nossa comunidade”, completa Letícia.

“Arte no Gabinete” abre espaço para exposição de trabalhos de artistas cajuruenses

De forma oficial foi dado início, no dia 20 de março, o projeto “Arte no Gabinete”, desenvolvido pela Secretaria de Educação, por meio da sua Diretoria de Cultura, essa iniciativa visa, periodicamente, abrir espaço para que artistas de várias expressões possam expor seus trabalhos no gabinete do prefeito Vinícius Camargos e no hall de entrada da Prefeitura de Carmo do Cajuru.

Além de decorar esses espaços com obras de artistas cajuruences o projeto “Arte no Gabite” dará mais visibilidade ao trabalho dos artistas pelo fluxo de pessoas que acessam a prefeitura, bem como pelas as diversas autoridades que, diariamente, são recebidas pelo prefeito Vinícius em seu gabinete de trabalho.

“Sempre haverá essa comunhão: Prefeitura, gabinete e artista”, explica Munir Mansur integrante da Diretoria de Cultura. O primeiro artista a integrar esse projeto é o músico e artista plástico Chico Santana. Ele expõe quadros de natureza morta e de paisagens abstratas que impressionam pela cor e traços.

“Para mim é um prazer muito grande participar dessa iniciativa. É um espaço diferente para exposição e que está sendo utilizado em benefício da cultura. É maravilhoso”, acentua Chico.

Os interessados em participar dessa iniciativa podem fazer sua solicitação na Casa de Cultura de Carmo do Cajuru que fica localizada na Rua Gonçalves Chaves, 201, no Centro da cidade. Além dos artistas plásticos o “Arte no Gabinete” está aberto para artesões, escultores entre outras expressões artísticas.

“É importante proporcionar esse espaço para os artistas da cidade para poderem expor suas obras de arte, quadros e esculturas. A ideia é, sempre, valorizar o fazer artístico cajuruense contribuindo para dar maior visibilidade à produção artística local”, pontua Vinícius.

Todos os trabalhos que serão expostos no projeto “Arte no Gabinete” serão divulgados nas redes sociais e site da Prefeitura de Carmo do Cajuru.

Cajuru Folia superou expectativas

Cinco dias de folia, samba, axé e muita alegria. O Cajuru Folia, organizado pela Prefeitura de Cajuru, foi um sucesso de crítica e público. Durante os dias de carnaval a Praça da Estação recebeu uma média superior a cinco mil pessoas por noite.

Foliões de Cajuru e de outras cidades, que fizeram a opção de passar o carnaval por aqui, se divertiram com os desfiles de blocos, escola de samba e a realização de shows que privilegiaram os artistas locais. O Cajuru Folia 2025 marcou a volta dos shows de rua e o mar de gente que se formou no largo da Praça da Estação comprovou que essa opção era desejada por todos.

Carnaval na praça e no Retiro do Lago na Barragem de Cajuru. Por lá a folia também correu solta e animou os foliões daquela região. De acordo com a Polícia Militar o Cajuru Folia transcorreu sem maiores problemas e o aparato de segurança pensado para esse evento cumpriu com seu objetivo.

“Devolvemos o carnaval para o povo. Um carnaval de rua que sempre foi tradição em Cajuru e estava renegado nos últimos anos. Oferecemos um evento seguro e bem organizado com atrações que animaram a todos. Evento que contribuiu, também, para aquecer o comércio e valorizarmos os artistas da terra”, destaca o prefeito Vinícius Camargos.

Ainda segundo o prefeito, ter a participação do Governo de Minas e da Cemig como patrocinadores do carnaval cajuruense, de forma inédita, demonstra o grau de organização e importância que o Cajuru Folia alcançou. “Tudo isso só faz aumentar a nossa responsabilidade em ofertar um carnaval ainda melhor em 2026 e nós faremos isso”, completa Camargos.

No instagram da Prefeitura de Carmo do Cajuru você confere alguns dos principais momentos do Cajuru Folia 2025.

Defesa Civil inicia mapeamento de pontos destinados ao ecoturismo em Cajuru

Carmo do Cajuru tem uma extensa faixa territorial e é conhecido na região Centro-Oeste por suas belezas naturais encontradas, em sua maioria, na região rural do município. São serras, montanhas, rios, lagos e cachoeiras que chamam a atenção dos moradores locais e visitantes que vão a esses espaços praticar o ecoturismo.

Em meio a tantas belezas naturais alguns perigos podem comprometer o passeio daquelas pessoas que não conhecem esses locais ou que não tem familiaridade com a vida natural. Pensando nisso, a Prefeitura de Carmo do Cajuru, por meio do seu serviço de Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou o mapeamento dos pontos turísticos do município.

O objetivo principal dessa ação, de acordo com o diretor da Defesa Civil do Município, André Ferreira, é proporcionar aos cidadãos e turistas um ambiente mais seguro. Reduzindo o número de ocorrências e prevenindo possíveis acidentes.

“A sinalização de segurança ajudará a orientar as pessoas sobre os cuidados necessários, especialmente em locais de risco, enquanto as sinalizações informativas trarão dados relevantes sobre o espaço, como acesso a serviços de emergência e informações turísticas importantes”, explica André.

Ainda conforme o diretor da Defesa Civil Municipal, o primeiro foco dessa ação será o mapeamento da Pedra do Calhau localizada na Barragem de Carmo do Cajuru. As diversas ocorrências na Pedra do Calhau demonstram o quão importante é sinalizar esse local com o intuito de alertar ou até mesmo sinalizar rotas para evitar que as pessoas se percam ou sofram acidentes, por exemplo.

“Sabemos que nossa cidade possui diversos pontos de grande potencial turístico e de lazer, e queremos garantir que a experiência de todos, morador ou visitante, seja a mais segura possível. O mapeamento dessas áreas visa, também, fortalecer a cultura de prevenção e cuidado, assegurando que os locais de lazer sejam mais acessíveis e bem sinalizados para todos os públicos, em especial as famílias e aqueles com mobilidade reduzida”, completa André.

FrutificaMinas em Carmo do Cajuru reúne mais de 200 participantes, entre técnicos e produtores rurais

 

Os rumos da fruticultura na região Centro-Oeste de Minas foram discutidos, em Carmo do Cajuru na primeira etapa do FrutificaMinas 2025, realizado no dia 19 de março. Mais de 200 pessoas, entre técnicos e produtores rurais, representando mais de 35 cidades, estiveram presentes neste encontro.

O FrutificaMinas foi um momento para troca de experiências e também de receber novas e importantes informações relacionadas, por exemplo, às técnicas de cultivo das frutas e no controle de pragas. Entre outros tipos de cultura, estiveram em Cajuru produtores de goiaba, abacate, maracujá e banana.

“O FrutificaMinas é uma iniciativa que leva informação e que quer contribuir para a geração do emprego e renda. Essa também é uma proposta do prefeito Vinícius Camargos que quer fortalecer o agronegócio em Carmo do Cajuru”, explica Saulo Nunes – secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O FrutificaMinas foi marcado pela realização de várias palestras e apresentação de casos de sucesso na fruticultura. Realizado há 15 anos esse evento é considerado o maior evento da fruticultura mineira.

“A intenção é agregar quem produz e transferir informação que contribua para uma melhor produção no campo. Foi muito importante ver a casa cheia hoje. Todo muito sabe a importância que tem a fruticultura em nossas vidas”, pontua o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mineira, Virgínio Alves Pereira Neto.

O evento é uma realização Emater-MG que teve a parceria com a Prefeitura de Carmo do Cajuru.

Estimulada no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o cultivo da goiaba é uma das atividades que movimentam o agronegócio em Carmo do Cajuru. No município há, pelo menos, 18 produtores rurais que cultivam esse fruto e, por ano, são colhidas cerca de 1.050 toneladas de goiaba que abastecem a região Centro-Oeste, Ceasa, Contagem e a merenda escolar.

Para ajudar a Vila Vicentina de Cajuru a não fechar as portas, Vinícius Camargos assegura repasse de 18 mil reais mensais

Há décadas a Vila Vicentina é a principal referência no amparo a idosos em Carmo do Cajuru. Lá seus assistidos, que na grande maioria dos casos não podem ser mantidos pelas famílias, recebem toda a assistência necessária como alimentação, cuidados especiais, e, acima de tudo, muito carinho que é tão necessário para quem chegou nessa época da vida que requer tanta atenção.

Apesar do empenho da sua diretoria e voluntários, todo o bom trabalho desempenhado pela Vila Vicentina de Carmo do Cajuru pode estar ameaçado. Dado ao alto custo para manter suas atividades a Vila Vicentina atravessa dificuldades financeiras. Atualmente, 42 idosos são atendidos na Vila Vicentina a um custo de cerca de quatro mil reais por idoso ao mês. Soma-se a essa conta o que é casto para o pagamento de colaboradores e fornecedores.

Para evitar que a Vila Vicentina, em virtude da sua situação financeira, interrompa suas atividades o prefeito Vinícius Camargos, juntamente com o seu vice, Eminho Miranda, se reuniu com a diretoria dessa instituição. Encontro que também contou com a participação da secretária de Promoção Social, Márcia Luísa.

Vinícius se sensibilizou com a situação atravessada pela Vila Vicentina e, entre o que foi discutido, ficou decidido que a Prefeitura de Carmo do Cajuru, a partir do próximo mês, passará a fazer repasses mensais a Vila Vicentina no valor de 18 mil reais. Iniciativa inédita de amparo a essa instituição.

“Fico sensibilizado com a situação da Vila Vicentina e nós definimos por esse repasse, a partir de abril, no valor de 18 mil reais para ajudar a arcar com os compromissos dessa instituição. Já para o ano que vem estamos preparando um orçamento com um valor mensal até maior para estarmos ajudando, o ano todo, a custear a folha de pagamento e a assistir nossos idosos na Vila Vicentina”, explica Vinícius.

A população de Carmo do Cajuru também pode e deve ajudar nos trabalhos da Vila Vicentina. Doações de qualquer valor podem ser feitas através da chave PIX – 20890067000156 que é o número de CNPJ da instituição.

“Agradeço ao prefeito Vinícius e ao vice Eminho pelo importante apoio. A gente fica muito grato e vai nos ajudar bastante, mas ainda não é suficiente. A Vila Vicentina também precisa da ajuda da sociedade, dos empresários, dos comerciantes e produtores rurais para contornamos essa situação negativa. A Vila Vicentina fecha o caixa, hoje, com 35 mil reais negativo por mês e precisamos do apoio de todos para que a Vila continue funcionando”, destaca César Camargos – presidente da instituição.

 

Participaram desse encontro com o prefeito Vinícius o advogado Bruno Schester, presidente do Conselho do Idoso, Pablo Pereira, coordenador da Vila Vicentina, e José Wilson, vice-presidente da instituição.

Iniciado o trabalho de calçamento de morros na zona rural de Cajuru

 

O prefeito Vinícius Camargos, na companhia do secretário de Obras, Marcos Daniel, acompanhou o início das obras de calçamento do acesso ao distrito de Santo Antônio da Serra.

Esse ponto da estrada é de subida e essa ação oferecerá mais segurança para quem trafega nesse trecho de estrada rural. Ao executar essa obra, que também será oferecida na comunidade rural de Olarias a partir de amanhã, o prefeito Vinícius cumpre um compromisso de campanha firmado com os moradores da zona rural.

“Promessa feita é promessa cumprida. Demos início a essa importante obra. Estamos fazendo o calçamento não só dessa subida, mas de outros que virão nesse trajeto. Nossas comunidades rurais, bem como nossos distritos, serão prioridades do nosso governo”, acentua Vinícius

O trabalho iniciado hoje pela Prefeitura de Carmo do Cajuru, com o calçamento nas áreas de morros das estradas vicinais, visa melhorar a trafegabilidade nesses trechos garantindo mais conforto e segurança da população que acessa, diariamente, essas vias.

“Além do calçamento desses morros daremos prioridade, também, na manutenção das demais estradas do Município para atender, adequadamente, outras comunidades”, explica Marcos Daniel.

Nessa primeira etapa de obras estão sendo calçados 12.180 m² de morros em Santo Antônio da Serra e em Olarias serão 6.230 m² de subida que receberão o calçamento poliédrico.

A zona rural de Carmo do Cajuru é extensa e rica no cultivo de vários produtos. Estradas em boas condições facilitam o escoamento do que é produzido. Proporcionando, ainda, o recebimento de mercadorias e serviços que são essenciais para o homem do campo.

Prefeitura de Cajuru faz locação de máquinas pesadas para recuperar estradas na zona rural

De forma inédita, a Prefeitura de Carmo do Cajuru realizou licitação para contratação de máquinas pesadas que serão utilizadas para desenvolver os trabalhos realizados pela Secretaria de Obras.

A frota já está na cidade e é composta por 12 veículos pesados. Entre eles caminhões, motoniveladoras, rolos compactadores, pás carregadeiras dentre outros maquinários. No dia 13 de março, o prefeito Vinícius Camargos, na companhia do secretário de Obras, Marcos Daniel, recebeu os veículos.

“Fizemos o compromisso de fazer a locação de caminhões e máquinas pesadas para realizarmos, principalmente, um serviço diferenciado na recuperação e conservação das nossas estradas rurais. Um compromisso de campanha que estamos colocando em prática a partir de hoje”, explica Vinícius.

Dessa forma o objetivo da Prefeitura de Carmo do Cajuru junto à população da zona rural é entregar um serviço de qualidade. Proporcionando uma melhor condição de tráfego nessas vias contribuindo, assim, para a segurança e proporcionando mais conforto nos deslocamentos.

“A zona rural de Carmo do Cajuru é muito extensa e temos muitas estradas para dar manutenção. Nesse período de seca a intenção é oferecer um serviço de maior qualidade nessas vias para quando chegar o período chuvoso termos estradas em melhores condições”, pontua Marcos Daniel.

Essa nova estrutura montada pela Governo Vinícius é novidade na cidade. Com ela espera-se dar uma resposta rápida e mais eficaz a esse tipo de demanda que todo ano causa transtornos diversos ao produtor rural.

“Nossa gestão é uma gestão que preocupa com a zona rural, com os distritos e vamos fazer o possível para entregar estradas bem conservadas como nunca se viu em Cajuru até hoje”, finaliza o prefeito.

 

Prefeitura e SAAE trabalham na elaboração de projetos e celebração de convênios

Carmo do Cajuru cresce e o seu desenvolvimento desperta a necessidade de novos investimentos prevendo a captação, tratamento e distribuição da água que é servida a população, bem como na coleta e tratamento do esgoto.

O prefeito Vinícius Camargos está atento a essa questão e vem discutindo com o diretor do SAAE, Guilherme Pimenta, as diretrizes que vão apontar os rumos dos investimentos que serão realizados. Parte deles foram anunciados durante a Semana da Água que foi realizada de 17 a 24 de março.

Dentre o que será realizado está a obra de construção de rede interceptora de esgoto sanitário, orçada em cerca de 6,8 milhões de reais, e que tem início previsto para o segundo semestre de 2025. Essa obra será responsável por garantir que 100% do esgoto sanitário da sede urbana do município seja tratado pela Estação de Tratamento de Efluentes.

E os investimentos não param por aí. O Município busca celebrar convênios federais para a realização de obras, num deles é previsto a ampliação da captação de água da cidade. Convênio celebrado com o Ministério das Cidades, via o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com ele será feita a ampliação da reservação e distribuição da água na sede do município. O projeto está em faze de elaboração e prevê investimento de aproximadamente 8 milhões de reais.

Essa obra, em especifico, será fundamental para garantir o abastecimento e a distribuição de água nos momentos de escassez hídrica ocasionada, principalmente, pelo aumento da temperatura que tem sido continua nos últimos anos o que faz subir o consumo.

Outro investimento que será feito é a perfuração de um poço artesiano que irá atender as necessidades dos moradores da comunidade rural de Olhos D’Água. Além dessa localidade será feito o mapeamento de outros pontos para o desenvolvimento de projetos.

“Juntamente com o Guilherme Pimenta, e todo corpo técnico do SAAE, estamos promovendo estudos e trabalhando para celebrarmos convênios para executarmos obras que são essenciais para oferecermos água com continuidade e qualidade e darmos, também, o devido tratamento ao esgoto coletado na cidade”, pontua Vinícius.